Matérias de história que mais caem em exames

Ao serem analisadas uma série de provas do Enem desde o ano de 2009, foi possível separar matérias de História mais importantes para ajudar os alunos a estudar. A História do Brasil costuma cair frequentemente no Enem, desde a época do Império, até situações da atualidade. Já a história Geral é mais presente no Enem a partir das questões da Idade Moderna.

Confira em seguida algumas informações e conteúdo de matérias de história que mais costumam cair no Enem 2020, e que você deverá inclusive priorizar para a sua rotina de estudos.

Conteúdos de Brasil República

O Brasil República é o período mais recente da nossa história. A forma de governo se iniciou a partir do final do século XIX e até hoje permanece, mas contou com diversas características interessantes. Em nosso país, a República foi dividida em alguns períodos, entre eles podemos citar República Velha, Era Vargas, República Populista, Ditadura Militar e Nova República.

Estes períodos são os que precisam essencialmente ser estudados e verificados com uma boa calma. Além disto, vale a pena estudar causas e consequências de todo este período histórico para a população de cada uma das fases do Brasil República, desta forma certamente você irá se dar bem no Enem. Existem muitos estudos que apontam que pelo menos 21% da prova de história conta com este tipo de conteúdo.

Conteúdo de Idade Moderna

Temos a Idade Moderna como o período existente entre o século XV e XVIII no Ocidente. Este foi um período que se finalizou a partir da Revolução Francesa. Ao começo da idade Moderna, houve a criação das chamadas monarquias absolutistas, estas que foram devidamente formadas na Europa. Através delas, os reis contavam com a posse dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Procure estudar as principais e mais importantes características da Idade Moderna, e todas as teorias que estão envolvidas dos pensadores desta época, entre os principais, temos os conceitos de Maquiavel, e Thomas Hobbes para a História do Enem.

Estima-se que ao menos 19% do conteúdo a prova de história envolve este assunto.

Os conteúdos de Idade Contemporânea

Este período se iniciou a partir do final da Revolução Francesa, e permaneceu no século XXI. Os eventos mais marcantes deste período são as ideias de Iluminismo e o Capitalismo. Levando estes assuntos em conta, confira e conheça as principais e mais importantes características do período, e alguns pensamentos de filósofos como Rousseau, Hobbe e Locke para o conteúdo de história do Enem.

Ao menos 15% da prova de história conta com este tipo de conteúdo.

O Brasil Império

Apesar de ser um assunto que aparece em menor quantidade nas provas, ao menos 13% delas contam com este tipo de conteúdo.

O Império se finalizou a partir da Proclamação da República no Brasil. Estudar a primeira constituição, criada em 1824, e além disto, um pouco mais dos poderes políticos e o Poder Moderador. As características de primeiro e segundo reinado, além de conflitos do período da história do Enem são conteúdos relevantes para os estudos.

A Historiografia

Também um conteúdo que aparece em pouca quantidade, em pelo menos 13% das provas, é algo relevante para estudar mesmo assim. A Historiografia é um estudo científico da História, onde ocorre o entendimento de situações do passado. Neste sentido serão utilizados diversos tipos de documentos históricos em geral, como por exemplo os relatos, as cartas, as leis e as construções. Interpretar as imagens e textos históricos para questões sobre este tema podem fazer toda a diferença em seu desempenho.

Deixe um comentário